20150512

Hangout e Webinar: você sabe a diferença?

Facilmente confundidos, estes dois estão cada vez mais presentes na internet:

Hangout

Do inglês to hang out, significa morar ou passar um tempo em um lugar/com alguém. Muito usados para reuniões de negócios, os hangouts na web são videoconferências com até 10 pessoas.  A comunicação se faz por chat, voz ou vídeo e é bilateral, ou seja, todos os participantes podem se comunicar nestas três formas.

Webinar

Webinars ou Webinários são videoconferências onde apenas um dos lados fala e os demais assistem.  Aqui, a comunicação da plateia é limitada ao chat.  Geralmente são usados por pessoas que fazem internet marketing ou blogueiros de nicho, mas qualquer pessoa pode fazer este tipo de palestra online.  O termo deriva do Webinaria, um programa criado para fazer apresentações próprias.


Objeto vinculado vs. incorporado

20162601

Comuns no Office, os objetos se diferenciam em dois tipos.  Você sabe a diferença?

Primeiro, é bom saber o conceito de objeto:  neste contexto, objeto é o conteúdo de um arquivo de qualquer tipo (ex.: música, texto, imagem, planilha).

Objeto vinculado

Quando um objeto é vinculado ao arquivo em que você está editando, significa que, apesar de aparecer dentro do seu arquivo, o objeto está armazenado em um arquivo separado.  O arquivo que você está editando só contém um vínculo para o objeto.  Assim, se você fizer alterações no arquivo de origem do objeto, estas alterações também serão feitas no arquivo de destino.

Ex.: uma música vinculada a um slide numa apresentação.  Se você editar a música, ela será automaticamente atualizada no slide.

Trabalhe com objetos vinculados quando:

– For usar o mesmo computador para criar e mostrar o trabalho que contém o objeto;
– O arquivo do objeto for grande;
– Você precisar alterar o arquivo do objeto depois que ele for inserido.

Objeto incorporado

Quando um objeto é incorporado ao arquivo de destino, significa que ele se tornou parte desse arquivo, em forma de cópia. Assim, se você alterar o arquivo original do objeto, a alteração não será aplicada ao arquivo de destino.

Ex.: um slide incorporado a um documento de texto.  Se você editar o slide,  ele não será automaticamente atualizado no texto.

Trabalhe com objetos incorporados quando:

– For utilizar computadores diferentes para criar e mostrar o trabalho que contém o objeto;
– Quando o arquivo do objeto for pequeno (até 100 Kb.);
– Você não precisar alterar o arquivo do objeto depois que ele for inserido.

 

 




Qual a versão do seu…

20151109

Certamente você já ouviu esta frase, certo? Todo mundo quer saber a versão do Windows, Word, Excel, navegador… saiba como verificar.

Para saber a versão do Windows, clique com o botão direito em Meu Computador (ou simplesmente Computador) e escolha Propriedades.

Já para versões de programas como Word e Excel, clique no menu Ajuda e escolha a opção Sobre + (nome do programa). Ex.: “Sobre o Microsoft Word”. Se não encontrar o menu Ajuda, é porque seu programa é mais recente.  Neste caso, vá em Arquivo – Conta.

De forma geral, a opção que traz a versão nos programas se chama “Sobre”.  Busque esta opção nos menus do programa que desejar e você encontrará sua versão.




Acessando um site pela área de trabalho

20151103

A forma mais prática de acessar um site é através do seu ícone, na área de trabalho.  Saiba como.

  1. Acesse o site normalmente, no navegador.
  2. Clique no botão “Maximizar/Restaurar” da tela.  Se a tela estiver maximizada, reduzirá um pouco o tamanho.  Se não estiver maximizada, irá maximizar.  Neste caso, clique novamente.  

    Você terá que ver uma parte da área de trabalho.  Assim, a janela do navegador deverá ocupar, no máximo, cerca de 80% da tela.  Se precisar, diminua a tela, arrastando-e-soltando o mouse em uma das laterais.

  3. Repare que há um ícone antes do endereço do site (que começa com www).  Arraste-e-solte este ícone para fora da tela do navegador.
  4. Feche a tela do navegador.
  5. Pronto!  Agora é só testar o novo atalho.

Copiando planilhas entre arquivos do Excel

20151026

Veja como copiar uma planilha de um arquivo para outro no Excel:

1. Abra os arquivos de origem e destino da planilha
2. No arquivo de origem, clique com o botão auxiliar na aba da planilha que quer copiar
3. Escolha “Mover ou copiar”
4. Em “Para a pasta”, escolha o arquivo de destino

5. Marque a opção “Criar uma cópia”
Atenção: este passo é importante.  Caso contrário, a planilha será movida de um arquivo para outro.
6. Clique em OK